Director do Festival

BLage5É com grande satisfação que a organização do FARCUME: Festival de Curtas-Metragens de Faro tem assistido ao crescimento deste evento, com um aumento muito significativo, ano após ano, do número de trabalhos participantes, o que é um claro indicador do interesse e da curiosidade que este festival tem vindo a despertar. Interesse esse que já se estendeu ao panorama internacional, contando nas últimas edições com uma forte representação de trabalhos fora de Portugal.

Neste sentido, este ano, fruto da grande quantidade de trabalhos inscritos e sobretudo da sua qualidade, a organização decidiu manter o festival em quatro dias de duração. Recorde-se que foram recepcionadas 1164 curtas, tendo-se procedido a uma selecção que culminou nos trabalhos que serão agora exibidos nesta 5ª edição.

Ao todo, serão mais de vinte horas de cinema e quase duzentas curtas-metragens nacionais e estrangeiras, muitas delas sendo estreias em Portugal e outras premiadas em reputados e conhecidos festivais de cinema que ocorrem não só em Portugal, como também nos EUA, França, Japão, Brasil, Argentina, Canadá, México, Austrália, Arábia Saudita e Espanha.

Por isso, desafio-os a virem nas noites de 26 a 29 de Agosto ao FARCUME que decorrerá na Escola de Hotelaria e Turismo de Faro, um dos principais edifícios do património arquitectónico farense que apresenta quase quinhentos anos de história, onde as suas paredes viram frades franciscanos, saques de tropas inglesas, o terramoto e o tsunami de 1755 (que destruiu o edifício quase na sua totalidade), um Regimento de Infantaria, uma das melhores escolas de hotelaria do país e mais recentemente as exibições das curtas-metragens selecionadas para o FARCUME.

É de realçar e de deixar uma palavra de forte agradecimento aos nossos parceiros que apesar das dificuldades económicas e financeiras que o país atravessa, decidiram dentro das suas possibilidades apoiar esta iniciativa tornando possível este festival e fazendo do FARCUME o que ele é hoje.

Termino, renovando o convite para que visitem o FARCUME e as suas actividades paralelas, destacando-se a exposição de fotografia Faro: Identidade e Património, a exposição de ilustração sobre Cinema, o Urban Sunset no dia 26 com uma exclusiva acção de promoção e de prova de vinhos algarvios a cargo da Comissão Vitivinícola do Algarve e no dia 29, a festa de encerramento nos Artistas, localizado a poucas centenas de metros da Escola Hoteleira.

Em suma, no FARCUME vive-se um ambiente onde se aproveita o Verão e as magnificas noites algarvias, sendo muito mais do que um festival de curtas-metragens.

Venha visitar-nos!

Bruno Lage
Director do Festival